domingo, 8 de junho de 2014

A Morte Não é Nada!!!


Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocês sempre me deram,
Falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas,
Eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solene ou triste,
Continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas?
Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho...
Vocês que aí ficaram, sigam em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi....

(Agostinho, 400 DC)


Alguns de vocês ficaram sabendo que eu perdi um grande amigo gaúcho, covardemente assassinado pelo próprio companheiro, há duas semanas atrás. Na mesma semana a mãe de outro grande amigo mineiro, faleceu de repente! E pra completar tomamos conhecimento que a vó de outro grande amigo também havia falecido, vitimada de doença! Antes deles, em 2007, meu tio Valdeto foi vencido pelo alcoolismo! Ninguém está preparado para receber a notícia da morte de uma pessoa querida. Imaginem recebe-la em dose tripla e na mesma semana. Punk total! Daí eu, no meu luto, involuntariamente fui levado a pensar na morte e como ela entrou na minha vida. Recordo-me dos meus 11 anos, eu tinha uma prima que era um ano mais nova. Lembro-me de nossas brincadeiras e que éramos como irmãos. Repentinamente ficamos sabendo que ela tinha um problema no coração e logo veio a falecer. Eu não conseguia compreender como aquilo era possível. Foi uma tristeza geral! Três anos depois; meu único irmão, morreu num acidente de transito! Outro baque, principalmente para minha mãe, que sofreu muito e eu acompanhei de perto. Anos depois, já morando na Bahia, recebi a triste notícia de que meu tio Airton, havia falecido, debilitado pelo vício da bebida! No final dos anos 80, um grande amigo se foi vítima da AIDS. Mas o pior ainda estava por vir. Quando minha mãe foi diagnosticada com câncer, fizemos todos os tratamentos possíveis, não adiantou; ela se entregou, ficou deprimida e logo a morte lhe sugou...literalmente! Algo morreu dentro de mim, junto com ela! Fiquei anos sofrendo, com sua última imagem, cheia de dores e sofrimento! Três anos depois, foi a vez de minha querida Vovó. No entanto desta vez, tudo foi diferente! Minha vó estava com idade avançada e um pouco senil. As melhores lembranças que eu tenho dela, estão bem fortes dentro de mim! Conversávamos sobre coisas do passado, ela me contava seus segredos e os da nossa família. Eu ouvia fascinado! Ela adorava quando eu cortava suas unhas, algo que ninguém fazia! Tínhamos uma cumplicidade; logo eu que cheguei a ser a ovelha negra da família! Agora, era considerado o melhor neto! Até orava com ela! Estava por perto quando ela tranquilamente fez sua passagem, tinha a mesma expressão calma e serena. Também recentemente passei uma das experiência muito dolorosa, com a morte prematura do meu jovem primo William, com apenas 24 anos. Cheio de saúde, num certo dia sem nenhuma explicação passou mal, levado ao hospital, foi diagnosticado com pneumonia. Dias depois entrou em coma onde passou 32 dias vindo a falecer. Foi triste demais ver um jovem partir de forma tão inexplicável, um duro golpe para minha tia perder seu amado filho. Graças a Deus, religiosa como ela é teve o conforto de acreditar que Ele o levou porque precisava dele lá no céu. Mas a experiência que me redimiu em relação à morte, foi a do pai de uma grande amiga. Homem letrado, culto, graduado, professor de português do renovado Colégio Sion, em São Paulo. Ele tinha câncer no intestino e estava desenganado pelos médicos. Não queria ninguém por perto, mas precisava de acompanhamento 24 horas por dia. Então, quando nos conhecemos, aceitou que eu ficasse ao seu lado. Cuidei dele por dois meses, dava remédios, alimentação, banho, limpava sua colostomia e o mais incrível, tínhamos papos divertidos sobre acontecimentos gerais, mas nunca sobre a morte! Ficava impressionado com sua tranquilidade diante da iminência da finitude de sua vida! Ele sabia que iria morrer, mas isso não o abatia! Quando ele piorou e a emergência veio busca-lo, eu o acompanhei nos seus últimos instantes nesse plano! Estava sedado o tempo todo, passei a noite com ele. Logo de manhã bem cedinho, fazia um friozinho, quando olhei para ele, senti que estava partindo. Ajoelhei-me e orei para que os anjos recebessem sua alma e então uma lágrima solitária, rolou em sua face de forma doce e suave! Entendi então que a nossa vida é singela e a linha que a separa é sutil e tênue!

“Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer.” Leonardo da Vinci (1452-1519)

23 comentários:

  1. Forte, revelador, emocionante! Tive que interromper a
    leitura por várias vezes , não conseguia conter a
    emoção, parabéns meu amor, você escreve de forma
    que não t em como não entrar na história! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amore por me permitir compartilhar esses momentos!!

      beijooooo

      Excluir
  2. Caraca! Quantos relatos tristes...
    Francamente, eu não sei lidar com a morte, e admiro aqueles que pelo menos demonstram conformidade com tal fato.
    Infelizmente não há eternidade.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é aprender com tudo e seguir forte e confiante!!!

      Abração!!

      Excluir
  3. Meu bom amigo Gera!!!

    O olhar sobre a vida deve ser um exercício constante. Infelizmente a morte ainda é vista como algo fúnebre, pequeno e mesquinho. Algo ainda de nosso mundo com ideias pré-concebidas de que a morte e o fim, quando à bem da verdade é apenas o recomeço na roda das existências.

    Todos os que partiram em tua vida, fazem parte de um grande todo e nada, nem as experiências deles, nem as tuas, se perdem, já que tudo se entrelaça e nos conclama para boas e belas lições.

    Para alguns, os casos contados por ti, acima, podem até parecer relatos tristes, apenas.

    Para outros, principalmente para aqueles e aquelas que já partiram poderá ser o instante glorioso de libertação dos encargos reencarnatorios.

    A vida segue!

    Tudo desencadeia para um fim, e no meio de tudo, estamos nós aqui, ainda, aprendendo.

    Não sou de forma alguma o cara pra te falar sobre isso, mas acredito bastante na continuação da vida.

    E de uma coisa posso dizer, pela minha linha de raciocicio.

    Quando pensamos que as coisas findaram-se, aí é que a vida refloresce.

    Um forte abraço, campeão, com o desejo de muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pensando muito sobre isso e também acredito na continuação da vida!!

      Agradeço seu carinho!

      Abração!!

      Excluir
  4. Perdi poucas pessoas para a morte, mas as poucas que perdi, sei pelo que você passou. A coisa ruim de envelhecer é ir vendo as pessoas queridas indo embora...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Quanta tristeza,qta dor..a gente nem consegue mensurar isso, a não ser q passe por essa experiência..perder alguém é algo que não dá pra explicar com palavras,se sente, e, na maioria das vezes,nem entendemos o pq...
    Essa oração do Sto Agostinho é um bálsamo, me ajudou muito a superar a morte do meu pai,eu sempre a envio aos meus amigos q perdem entes queridos, sei q ela é poderosa e conforta muito,foi ótimo relê-la aqui...Beijão,querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei essa oração fantástica e quero usá-la sempre!

      Beijão Madi!!!

      Excluir
  6. “Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer.” Acho q estou quase neste ponto de minha vida ...
    Meu pesar pelo amigo q partiu de forma tão violenta ...

    ps: adorei as réplicas lá no enfim ... só vc mesmo meu querido amigo

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bratz... estou tentando te seguir da melhor maneira possível: com seu bom humor!

      Beijão

      Excluir
  7. Isso sempre é complicado né?! Acho que nunca estamos ou estaremos preparados para esses momentos...

    Gosto muito de uma frase que eu vi uma vez... dizia algo como que a morte é apenas uma curva na estrada!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Claro que cada pessoa lida com isso de uma forma diferente. Mas acho que, pelo menos até um certo ponto, a religião ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente de qual seja, ajuda e muito meu amigo!

      Grande abraço

      Excluir
  9. Bom dia Gera.
    Sobre a 1a parte da postagem sua, bons pensamentos a serem observados.
    Ja sobre a 2a parte, sobre a passagem da morte na vida da gente,
    eu penso que vivemos como se ela não existisse,
    tentamos nos abster de prestar atenção, mas ela esta sempre a espreita.
    Tenho 2 filhos um com 26 e outro com 30 e eles não passaram ainda pela dor da perda
    de gente de perto. Não tem como prepara-los e isso me preocupa.
    Eu tenho pessoas querida que ja estão na casa dos 70 anos
    e vou sofrer muito quando chegar a hora.
    Mas como vc mesmo nos mostra, ha uma hora que teremos que parar e pensar nas perdas.
    Mas eu peço que se deixe atormentar ou ficar em depressão por suas perdas, nem por suas lembranças. Em casa eramos 6 irmãos, eu a mais velha, ha 2 anos meu irmão caçula,40 anos
    morreu sozinho em casa, bem no meio de uma crise de abstinência de alcool, estava em tratamento,o medico ia na casa dele 1 vez por semana, justo naquela semana houve um feriado no dia da visita e somente dai a 5 dias receberia a visita...o encontraram morto na semana seguinte.
    Eu moro a 700km do RJ onde ele morava, Vivo alimentando as lembranças boas da gente criança.
    Em fim, força pra você e pra todos que precisam seguir adiante.
    Bjins e adoro vc la no meu blog.
    CatiaoAlc./ReflexodAlma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha tê-la aqui Catia, é super importante essa troca!
      De experiências, energias, dores e alegrias... eu diria enriquecedor!
      Realmente não há como a gente se preparar e acredito que na hora da dor,
      Deus é tão misericordioso que nos dá exatamente aquela que podemos aguentar!
      Cada um acaba descobrindo forças dentro de sí e então pode suportar!
      Beijão

      Excluir
  10. A morte é a grande - e derradeira - piada de mau gosto dessa vida. Mas como essa danada é inevitável a melhor desforra é aproveitar a vida com toda nossa garra e vontade. Assim deixaremos - ale´m de filhos, livros e árvores - saudades em quem nos rodeou... e desta forma vivemos "pra sempre"! Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente querido Freduco, é uma piada de péssimo gosto!

      Bjão

      Excluir
  11. Queria poder vencer a morte, mas é algo inevitável.

    ResponderExcluir
  12. Eu também querido Doug.... mas como é inevitável então temos que marcar nossa passagem da melhor maneira possível!

    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Gente mas quanta morte cara!!!! Calma lá hein, vamos sair dessa vibe, respirar um pouco de ar puro ficar um pouco sob o vento , Sol quente céu azul e lindo vamos sorrir, todos nós vamos morrer mesmo entao não vamos ficar chocados com a morte ok bjs a todos !

    ResponderExcluir

Muito do que aprendi na vida, foi convivendo e trocando experiências com outras pessoas. Agradeço sua visita e seu comentário. Seja bem vindo !!