quarta-feira, 31 de julho de 2013

REDES SOCIAIS - VERDADES E MENTIRAS





“Todos nós já nos apaixonamos por algo que não existe”

“O ideal do compartilhamento social é que todos nos tornemos personagens em nossa vida real, como um drama hitchcockiano em tempo real”

“As redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e nos desorientando”


((Frases de Andrew Keen))

Esclarecimento:
Ontem aconteceu um fato que mexeu comigo, me deixou com a cabeça cheia de idéias e então resolvi escrever sobre o tema. Lembrei de um artigo que havia lido há meses atrás, do Andrew Keen. Bom, antes, para ilustrar o que quero expor, copiei a entrevista e uma breve apresentação do referido autor (leiam as postagens a seguir datadas do dia 31 de Julho de 2013).

Quando tudo começou:
Conheci a internet no ano de 1998 por intermédio do meu amigo e irmão Varoleta. Nos meus primeiros passos, fui apresentado ao "ICQ" que me abriu uma porta para o mundo. Os primeiros contatos com pessoas de outras cidades, eram cheios de novidade, fantasias, criatividade e muitas enganações.
Já naquela época, costumávamos marcar encontros virtuais às cegas, com pretendentes que na tela do computador se descreviam de um jeito que a gente viajava e sonhava em encontrar o "tal príncipe encantado". Só que na maioria das vezes, esses encontros geravam decepções e algumas desilusões.

Com o passar do tempo veio o "MSN",  a princípio mais moderno, rico em detalhes e facilidades para estabelecer contatos com pessoas no mundo inteiro. A novidade reascendeu as fantasias que até então estavam guardadas pelo desgaste causado nas investidas anteriores. O fato é que o "MSN" aprimorou, abriu um leque de inúmeras opções de possibilidades de contatos em diferentes tipos de sites. É inegável que os contatos e as amizades aumentaram, mas posso afirmar que as decepções e enganações também vieram em grande número. Se de um lado as facilidades de contatos melhoraram, por outro posso dizer que "muitos perfis eram cheios de deuses gregos" que no primeiro contato se transformavam em "sapos". Você pode até pensar que a busca pelo "príncipe encantado" continuava, mas eu lhe digo: quem em sua sã consciência, não buscava preencher suas carências e suas fantasias?
Todos que "navegam por essas águas" estão em busca de múltiplas possibilidades. Afinal o ser humano é um eterno insatisfeito e está sempre ávido por novidades. Sejam elas em que áreas forem!


E atualmente fomos apresentamos recentemente ao "SKYPE", muito mais moderno que o seu antecessor, mais rápido, pratico e cheio de novidades. Mas trazendo também os mesmos vícios de todos os tipos de sites de relacionamentos e encontros. A dubiedade entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre o que as pessoas declaram a respeito de si e o que elas inventam a seu respeito; na absurda e fantasiosa brincadeira de tentar atrair o outro. 


Minha experiência até aqui posso dizer que já foi do céu ao inferno, já experimentei de tudo. Encontrei gente bem intencionada, gente viciada, gente perdida, louca, carente e principalmente gente totalmente fora da realidade. Posso contar na palma da mão os amigos que fiz e que mantenho até hoje. Foram poucos, assim como é na vida da gente, são poucos que permanecem ao nosso lado na caminhada da vida. E posso garantir que esses poucos fazem toda a diferença nesse emaranhado de almas perdidas nas águas da web.
É sobre essas pessoas que eu quero deixar esse registro; é para elas, que estão nesse momento procurando um amigo, um ombro, uma alma solidária ou alguém com quem possam contar...
Meu apoio e incentivo para essas pessoas continuem, espalhem sua essência, deixem suas marcas, semeiem... Tenho certeza de que ainda é possível encontrar gente de verdade, sincera, honesta; e que vale a pena passar horas e horas teclando.
Esse é o grande barato de quem consegue garimpar essas pessoas preciosas aqui na web. Nem tudo está perdido nesse mundão de meu Deus!!!


2 comentários:

  1. Nem tudo está perdido, mas que no mundo virtual é mais difícil, acho que sempre será, exatamente porque aqui as pessoas vivem uma fantasia e poucos se dispõe a serem verdadeiros...
    Mas vc tem razão, sabendo usar, é um instrumento valioso para aproximar pessoas!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo meu amigo, obrigado por comentar... cabe a nós, pessoas de bem, "arrancar o véu", mostrar o lado bom que existe aqui na net.. como essa "troca de experiências" que fazemos de forma tão saudável! Fica com Deus!!!

      Excluir

Muito do que aprendi na vida, foi convivendo e trocando experiências com outras pessoas. Agradeço sua visita e seu comentário. Seja bem vindo !!